Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2017

É Advogado, Consultor Político e Membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos - ABCOP.  Atua há mais de 35 anos como Assessor e Consultor Político.  Autor de "A Arte da Governabilidade", Ed. Multifoco.  Ex-Secretário de Governo - V. Redonda/Barra do Piraí e ex-Secretário de Administração de Volta Redonda.  Saiba mais...

Arquivos

Data da publicação:

Newsletter

Gostaria de receber atualizações do blog?


A Arte da Governabilidade

ALGUNS TÓPICOS

DEFINIÇAO DE GOVERNABILIDADE
Governabilidade pode ser definida, basicamente, como as condições ideais para que um Governo, em qualquer nível, consiga governar sem sobressaltos, mantendo um bom relacionamento com a mídia e um excelente entendimento com o Poder Legislativo.

A IMPORTÂNCIA DA GOVERNABILIDADE
Todo Governo tem um período de carência, de mais ou menos 06 meses, dado pela população. Passado esse período, a população começa a cobrar os compromissos de campanha. Se não há um bom entendimento entre o Executivo e o Legislativo o Governante não consegue implementar o seu Programa de Governo e ele entra em um período de desgastes, exatamente por não ter conseguido construir essa governabilidade.

TRABALHANDO A GOVERNABILIDADE
Quem trabalha essa questão, normalmente, não é o Governante, mas alguém credenciado por ele para construir a governabilidade. Tem que ser alguém com perfil para isso e alguns atributos essenciais: jogo de cintura, paciência, conhecimento das regras do jogo, sensibilidade política, que cumpra acordos, que fale a linguagem política e que, principalmente, goste de fazer isso.

GOVERNABILIDADE COMPROMETIDA
Pode e isso já aconteceu em algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro, nas últimas eleições. Em Belford Roxo, Magé, São Gonçalo, entre outras. Em alguns casos, o Prefeito sequer se candidatou à reeleição, porque não conseguiu construir a governabilidade e, simplesmente, não governou, alcançando altíssimos índices de rejeição.

CONSTRUINDO GOVERNABILIDADE
A Governabilidade não se constrói por acaso ou por algum golpe de sorte. Ela tem que ser buscada e construída com ações políticas positivas, muito diálogo e muita sensibilidade política. Quem melhor aprendeu isso foi o PT e o Presidente Lula. O PT apanhou muito nas suas administrações porque não conseguia construir a governabilidade. Hoje o Governo Lula alcançou essa Governabilidade, alinhando-se com o PP de Maluf, O PMDB de Quércia, o PTB de Roberto Jefferson e o PL do Deputado Carlos Rodrigues, o que era impensável há alguns anos atrás. Tudo em nome da Governabilidade.

O LIVRO

A Arte da Governabilidade
Por: Sérgio Boechat, Prefácio: Carlos Manhanelli
ISBN: 978-85-7961-011-0 - Formato: 14x21cm
Ed. Multifoco (Selo Médio Paraíba)
122 pags.

SINOPSE:
Uma das coisas mais importantes e mais difíceis de serem alcançadas por uma Administração, em qualquer dos três níveis, é a governabilidade. Por governabilidade, entende-se as condições ideais para que o Governo consiga governar sem sobressaltos, implementando os seus projetos, com bom trânsito na mídia e excelente relacionamento com a Câmara Municipal, sem fisiologismos e sem fazer concessões absurdas e imorais que comprometem a sua Administração. O Prefeito pode não ser um político experiente, pode não ser um bom administrador, pode não ter malícia política, mas se ele tiver bom senso e conseguir alcançar a governabilidade, ele terá grandes chances de fazer um excelente governo e ficar durante muito tempo na política, caso seja esse o seu Projeto de vida.

WORKSHOP

"A ARTE DA GOVERNABILIDADE"

OBJETIVO:
Orientar os Chefes do Poder Executivo, Secretários e Assessores sobre a melhor forma de garantir condições mínimas para que o Poder Executivo se viabilize politicamente e tenha condições de implantar a maior parte dos Projetos apresentados durante a campanha eleitoral. Público alvo: Prefeitos, Secretários, Governadores e Assessores.

CONTEÚDO:
Apresentação e discussão de alguns princípios que devem servir de parâmetros para se alcançar a tão sonhada governabilidade, já que sem ela o governo se inviabiliza politicamente, patinando no mesmo lugar, sofrendo fortes desgastes, podendo até mesmo ver interrompido o mandato, como aconteceu com Jânio Quadros, Fernando Collor e tantos outros Prefeitos e Governos Brasil a fora.

 

Para ler o livro em formato digital, clique aqui.

Para mais informações, fale comigo.

www.sergioboechat.blog.br - Todos os direitos reservados - 2008