Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2017

É Advogado, Consultor Político e Membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos - ABCOP.  Atua há mais de 35 anos como Assessor e Consultor Político.  Autor de "A Arte da Governabilidade", Ed. Multifoco.  Ex-Secretário de Governo - V. Redonda/Barra do Piraí e ex-Secretário de Administração de Volta Redonda.  Saiba mais...

Arquivos

Data da publicação:

Newsletter

Gostaria de receber atualizações do blog?


Blog

SERVIDOR PÚBLICO: UMA NOVA VISÃO DE FUTURO!

20/11/2017 17:04:28

Durante 20 anos, nós tivemos em Volta Redonda um regime de terror, em relação ao funcionalismo: Ausência total de diálogo; o Prefeito não respondia sequer os ofícios dos Sindicatos; não recebia os líderes da categoria e mal tomava conhecimento das reivindicações dos servidores. Os Planos de Cargos dos Servidores e do Magistério foram engavetados, tão logo o ex-prefeito tomou posse, em 1997, até que ele conseguiu que o Tribunal de Justiça declarasse inconstitucional o PCCS dos Servidores e também não cumpriu o PCCS do Magistério. O Piso Salarial Nacional nunca foi cumprido!

Diversos direitos foram suprimidos, como o Salário Família, a Ajuda Financeira e muitas vezes deixou de cumprir o inciso X, do artigo 37, da Constituição da República, deixando de dar os reajustes anuais, já que os salários ficaram congelados por 12 anos! Em 2016, o eleitorado da Cidade do Aço resolveu dar um basta neste tipo de governo autoritário, arrogante e incompetente, tirando a sua candidata do 2º turno, elegendo não apenas um prefeito que não tinha nada a ver com o “status quo”, mas elegendo uma nova forma de governar, um novo método de administração, um gestor com um visão totalmente diferente, que valoriza o diálogo e que busca a eficiência a qualquer custo! Um prefeito que recebe os sindicatos, discute a pauta de reivindicação, comparece às audiências na Justiça, fala a verdade e que busca, de todas as formas, restaurar a dignidade do servidor que foi seriamente abalada nas duas últimas décadas.

Evidentemente, que há ainda muita coisa para ser feita, mas os primeiros sinais são muito positivos: Acabou com a terceirização da Junta Médica, que era uma reivindicação antiga dos servidores; comemorou o Dia do Servidor Público, com show e sorteio de brindes, como manda o figurino; acenou com algum tipo de reajuste que ainda não é o ideal, mas é o possível; quer implantar de verdade o PCCS dos Servidores, do Magistério, da Guarda Municipal, já em discussão, usando os mesmos critérios técnicos, mas respeitando a especificidade de cada categoria; quer reimplantar o FAPS, agora VR Assistência, oferecendo assistência médica de qualidade; vai implantar a Escola de Governo e Gestão, buscando a profissionalização dos Servidores Públicos; enfim, instalou-se um clima de respeito em relação ao funcionalismo, acabando com o massacre imposto pelos dois últimos governos.

Continuo defendendo os mesmos princípios que sempre defendi em relação aos servidores públicos municipais e estou fazendo o possível e o impossível para ajudar o atual prefeito a cumprir todas as suas metas em relação aos servidores, tratando todas as categorias, sem exceção, da mesma forma, valorizando os servidores do quadro efetivo, já que são eles que realmente tocam a máquina administrativa e fazem as coisas acontecerem! Há uma Comissão avaliando o PCCS dos Servidores, do Magistério e da Guarda Municipal, assim como o Estatuto dos Servidores Públicos e o Estatuto do Magistério e esperamos que em 2018 o Governo Municipal já possa oferecer condições mais dignas a esta valorosa categoria profissional, que exerce um papel muito importante no desenvolvimento da Cidade do Aço.

Os servidores não podem ser apenas “vítimas” do governo, mas parceiros, participando das decisões, apresentando as suas reivindicações e trabalhando de mãos dadas com o governo para que Volta Redonda recupere a liderança política e volte a ser o melhor lugar para se trabalhar e para morar na Região Sul Fluminense. Tenho certeza de que ao final do mandato do Prefeito Samuca Silva os servidores públicos municipais terão recuperado a sua auto estima e estarão vivendo em um ambiente de trabalho que em nada vai lembrar o que aconteceu de 1997 a 2016 e o governo atual não estará fazendo nenhum favor a esta categoria, mas fazendo justiça a quem realmente faz as coisas acontecerem na Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

Os que fazem oposição sistemática ao governo querem que as coisas aconteçam de repente, mas a gente sabe que não se consegue mudar uma realidade como a que foi encontrada pelo atual governo de um dia para o outro, com uma dívida altíssima e um total descontrole na gestão da cidade, recheado de desmandos administrativos e falta de planejamento! Eu acredito que as coisas vão ser resolvidas no tempo certo e que todos se beneficiarão do novo modelo de gestão que está sendo implantado. Os servidores públicos merecem isto!  



  

Comentários:
  • Funcionária enviou (quarta, 13 de dezembro de 2017):

    Estamos percebendo uma grande diferença de gestão. Agradeço a todos que estão empenhados nisso, principalmente a você Sergio Boechat. Tenho trabalhado cheia de esperança e com o coração aliviado, sabendo que nossa situação está sendo arrumada e que em breve colheremos este fruto. É necessário deixar tudo muito amarrado legalmente para não sermos surpreendidos caso retorne a turma do Neto, pois tudo é possível nesta nossa Volta Redonda. Grata, grata, grata, e que Deus abençõe vocês.

Deixe seu Comentário:

www.sergioboechat.blog.br - Todos os direitos reservados - 2008